Páginas

terça-feira, 28 de agosto de 2012

A historia do BATOM!

Quem ai não é apaixonada por batom de cores intensas e inovadoras, Mas você já parou pra pensar da onde surgiu a ideia de colocar cor nos lábios? Então bora mata curiosidade!

Na antiga Mesopotâmia, as mulheres são as possiveis inventoras do batom que por sinal ainda não tinha nenhum nome, cerca de 5.000 anos atrás. Elas esmagavam joias semi-preciosas para destacar os lábios e até mesmo passá-las ao redor dos olhos.

Na Civilização do Vale do Indo também coloriam seus lábios com um coloração vermelha.
As egípcias, conhecidas pelas colaborações cosméticas, criaram um corante vermelho feito a partir de algas marinhas, iodo e bromo
.
No antigo Egito O costume de colorir os lábios tem raízes. As esposas dos faraós adotavam-se com um intuito de ficarem mais belas, recorrendo sempre ao tom vermelho, sexualmente apelativo, pois os lábios enrubescem ao estímulo de excitação.

Na Grécia, no Século II, havia lei impedia que as mulheres usassem batom antes do casamento.

Na Espanha do Século VI , só usavam batom as mulheres das classes mais nobres. Em 1921, o batom ganhou o formato atual de estojo, e começou a ser comercializado em Paris.

No Brasil, na década de 1930, as mulheres usavam muito para a sedução nos cabarés. Na sociedade distinguia-se uma moça virgem, das que não eram, pelo batom que usavam,mulheres virgens usavam tons mais claros.No mesmo ano o batom se tornou objeto do desejo e sucesso dominaram o mercado americano e daí espalharam-se pelo mundo afora.
Dizem que no começo do século passado, Rhocopis, um perfumista francês, inventou o "baton serviteur", uma massa que consistia num talco, óleo de amêndoas, essências de bergamota e limão, de cor vermelha, era vendido numa embalagem de papel de seda. O produto conquistou atrizes e prostitutas do mundo inteiro. Porém foi só durante a Primeira Guerra Mundial que as donas de casa perderam o preconceito e aderiram à moda do batom vermelho. Bàton serviteur em francês é nada menos que bastão servidor. Um cilindro que serve para embelezar os lábios. 
O formato dos batons também passou por processos de modernização e praticidade. No segundo ano da Primeira Guerra Mundial, apareceu nos Estados Unidos um derivado do serviteur: um colorante labial em tubinho metálico. Sua difusão na América do Norte foi rapidíssima.

Em 1921, o tubinho era, nas páginas da revista Vogue, tema de uma elegante publicidade dirigida a todas as mulheres “de classe”.
A fórmula sólida do batom teve início na década de 1930. Mesmo assim, a receita básica não sofreu radicais mudanças. Ela é até hoje uma dispersão de cores em uma base gordurosa, permitindo a fácil aplicação de uma camada uniforme.

Com as novas técnicas, o batom não apenas dá cor, mas também protege a pele delicada dos lábios contra o frio, o vento e o sol. 
Atualmente, o batom é um indispensável suplemento e está na boca de praticamente todas as mulheres.
E ai meninas o que acharam dessa aventura ao passado??? 

                                                                                    Escrito por Grazielle Silva


8 comentários:

  1. Muito legal!
    Parabéns meninas

    ResponderExcluir
  2. gostei ;)
    http://maiaraandresa.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  3. Obrigada por nos ajudar fofa!
    Beijiinhos ^^)

    ResponderExcluir
  4. oiii que interessante, adorei a historia do batom
    bjs
    http://cosmeticosbelezasaude.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito legal é sempre bom saber onde tudo começou!
      Beijos

      Excluir
  5. Adorei o post... Muito interessante! Não conhecia a história do batom, que a gente usa todos os dias! :] hahaha

    Adorei o seu blog! Já estou seguindo pra voltar sempre e ver as novidades.

    beijocas,
    Deni
    vivendosemprada.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom! é interessante saber como as mulheres do passado já eram tão vaidosa quanto a gente de hoje!
      Obrigado pelo carinho flor, Também estou te seguindo!
      BeijiiinhoO ^^)

      Excluir

Não esqueça de deixar sua opinião, criticas construtivas serão bem-vindas!